Euroblech Awards 2024: Fomos indicados com Almacam Weld.

👉 Vote em nós! Categoria “Automation & handling

O Almacam se integra nativamente ao sistema de informação do cliente para intercâmbios de dados sem ruptura

Os softwares de programação são um elo essencial da cadeia digital que permite pilotar as máquinas e otimizar a produção na oficina a partir das informações fornecidas pelos MRP/ERP e CAD.

Assim, os softwares CAD/CAM da Alma comunicam estreitamente com os sistemas de informações da empresa: exploração de dados para os lançamentos de fabricação ou a gestão de estoques (MRP/ERP, orçamento chaparia), recuperação de informações tecnológicas ligadas às peças a produzir (CAD, GDT), transferência de informações de produção (MES), etc.

Esta necessidade de integração foi levada em conta desde a concepção da arquitetura de nossos produtos: o Almacam é concebido como um ambiente aberto no qual os intercâmbios com outros sistemas de informação são gerenciados de maneira nativa e adaptativa. As importações/exportações de dados são parte integrante do sistema e são completamente adaptáveis em função das necessidades e especificidades de nossos clientes.

Almacam: um ambiente nativamente adaptado para se integrar a qualquer sistema de informação

O Almacam utiliza um sistema de eventos e fórmulas que permite inserir um programa específico em cada etapa do processo (por exemplo designação específica das aparas ou exportação automática ao encerramento de um posicionamento).

O Almacam utiliza APIs de alto nível que permitem a importação de peças a produzir, chapas… e o gerenciamento dos impactos induzidos pelas modificações de elementos importados (por exemplo identificação nativa dos posicionamentos impactados por uma modificação de peça ou de peça a produzir).

É possível criar campos dousuário de qualquer tipo (numérico, texto, lista, etc.), úteis para transferir as informações de um sistema a outro, podendo também servir como critério para agrupar peças e/ou chapas em uma ordem de lançamento.

O Almacam permite lançar tarefas planificadas para, por exemplo, automatizar a importação de peças a produzir, evitando assim a ação do usuário.

É possível incluir documentos anexos nas entidades importadas (por exemplo o certificado CCPU de origem de uma chapa).

Uma integração completa em um processo automatizado

As informações importadas ou exportadas, provenientes de ou destinadas a diversos sistemas de informação (MRP/ERP, CAD, CRM, etc.) não sofrem nenhuma perda e não é necessário digitá-las novamente.

A importação e a exportação das informações inserem-se no processo padrão do Almacam de maneira transparente ao usuário.

O Almacam pode até mesmo ser utilizado como uma “caixa preta”, sendo pilotado de maneira automática por um ERP: este alimenta o Almacam com as peças a produzir e as chapas a utilizar, pede-lhe que execute as tarefas de aproveitamento e de geração de arquivo CNC e que exporte os resultados (peças produzidas e chapas utilizadas).

Transferência de dados com total segurança

A automatização das transferências de dados evita que os utilizadores tenham que lançar as operações de importação/exportação, evitando assim qualquer risco de erro.

O impacto de uma modificação de informação é automaticamente levado em conta (por exemplo os posicionamentos afetados pela modificação de uma peça são automaticamente indicados e visualizados, porque devem obrigatoriamente ser revalidados ou modificados antes de serem enviados ao corte).

É possível especificar uma função “administrador” para controlar as eventuais mensagens de alerta durante as importações de peças a produzir ou de chapas (por exemplo mudança do material de uma peça a produzir que já está posicionada em uma chapa de espessura diferente).

Uma total adaptabilidade à organização do cliente

Segundo a organização do cliente, o Almacam serve de interface com os diferentes sistemas e desempenha um papel central na comunicação entre todos os softwares envolvidos.

Os módulos conexos ao Almacam (por exemplo o orçamento ou o planejamentoda atividade de corte) podem fazer parte integrante da cadeia digital e o processo de comunicação será adaptado em consequência.

A importação das encomendas (peças a produzir) ou do estoque pode ser aditiva (ou seja unicamente por adição na base de dados Almacam) ou ser efetuada de maneira sincronizada, gerenciando as modificações dos elementos previamente importados.

É possível evitar a etapa de sincronização do estoque do Almacam utilizando diretamente o sistema de gerenciamento do estoque do cliente.

É possível utilizar chapas por antecipação, mesmo que as chapas ainda não tenham sido entregues na oficina.

Graças à noção de “contexto”, os utilizadores só têm acesso às peças a produzir, ao estoque, aos posicionamentos… relativos ao departamento ou à unidadede produção relevante.

Almacam connection to an ERP or CAD system
Almacam connection to a CRM, ERP, CAD or CAPM system

Yann Crépeau – Chantiers de l’Atlantique

“Paralelamente à implementação de nosso novo ERP, desejávamos racionalizar nossos processos de aproveitamento e harmonizar nossas ferramentas de CAM. A utilização do Alma como único software de CAM de Corte nos permitiu atingir este objetivo. Esta solução tem diversas vantagens: simplificação do intercâmbio de dados entre o ERP e o software Alma, uma maior versatilidade dos operadores, a possibilidade de transferir as ordens de fabricação de uma oficina a outra e assistência e manutenção facilitadas.”

Produtos complementares