webleads-tracker

Construção naval e offshore

O software de aproveitamento e de programação de referência para o corte de chapas na construção naval

A Alma está presente há mais de 40 anos no setor da construção naval. Os Chantiers de l’Atlantique de Saint-Nazaire  contribuíram ativamente para os primeiros desenvolvimentos de nossos softwares de aproveitamento e de programação, que utilizaram desde o início dos anos 80 para a construção do navio de cruzeiro “Sovereign of the Seas”. Desde então, acumulamos uma perícia incomparável neste setor. Graças à nossa capacidade de nos adaptar às necessidades particulares de cada obra para lhe fornecer uma solução integrada e automatizada, equipamos dezenas de estaleiros navais ou de construção de plataformas offshore no mundo inteiro.

Principais vantagens da solução Alma para a construção naval e offshore

Uma solução completa e especializada para a programação das máquinas de corte plasma e de oxicorte.

Integração de todas as funções específicas à construção naval: gerenciamento do corte com chanfro, corte “bi-chapas” simétrico, gerenciamento dos diferentes processos de marcação e de jato de areia, marcação de textos alfanuméricos, etc.

Poderosas ferramentas de otimização integradas (aproveitamento, cálculo das trajetórias das ferramentas).

Um módulo de aproveitamento automático de alto desempenho (flexibilidade, rapidez, eficácia), sem equivalente no mercado.

Gerenciamento completo dos retalhos e das chapas começadas.

Um sistema aberto e personalizável (importação/exportação de dados, documentos de oficina, etc.) capaz de funcionar automaticamente.

Integração aos sistemas CAD, em particular às soluções dedicadas à construção naval (Tribon, Aveva, 3D Experience Catia, Intergraph Smart Marine, Cadmatics) para a extração dos arquivos geométricos e a preparação das peças para as tornar usináveis.

Integração ao ERP para o gerenciamento das peças a produzir, o gerenciamento das chapas inteiras e começadas, a criação automática das ordens de lançamento em função das características das máquinas, a transmissão de informações de gerenciamento para as operações de corte.

Uma organização do software moldada segundo  a do canteiro de obras (trabalho bloco a bloco, gerenciamento dos navios idênticos, nomenclatura dos arquivos CNC, etc.)

Um sistema seguro de gerenciamento de dados que permite uma rastreabilidade total (por exemplo encontrar as peças produzidas em um lote de chapas, identificar as colocações onde se encontram as peças de um bloco, etc.).

Uma opção de “pré-nesting” para otimizar as encomendas de material em função dos resultados das colocações.

Uma gama de softwares que permitem integrar outros processos de corte ou de montagem (corte de perfis, solda robotizada, etc.)

Capacidade de se adaptar às necessidades particulares de um estaleiro para lhe fornecer uma solução integrada e automatizada, por exemplo para pilotagem das máquinas de “panel lines”.

A solução CAM de referência para um estaleiro multi-locais graças à nossa presença local associada a um acompanhamento técnico e uma perícia de alto nível.

Entre nossos estimados clientes:

Frank Rauchenecker

MV Werften (Volkswerft Stralsund)

“Graças ao conhecimento avançado que a Alma possui sobre as especificidades dos estaleiros navais, o software satisfez imediatamente nossas principais necessidades e nossa metodologia, como por exemplo o trabalho por blocos, a integração com nosso sistema de gerenciamento da produção, sem esquecer a eficiência do aproveitamento e da otimização das trajetórias das ferramentas.”