Alma, especialista em softwares de aproveitamento para o corte

Com 40 anos de experiência no desenvolvimento de softwares de aproveitamento e CAD/CAM, a Alma fornece aos industriais, aos construtores de máquinas e aos desenvolvedores de softwares soluções de aproveitamento 2D e 3D adaptadas a todas as tecnologias de corte e a todas as utilizações.

Pioneira no desenvolvimento de softwares de aproveitamento

1979, criação da Alma: pesquisadores em Matemática aplicada criam o primeiro software de aproveitamento automático de peças de formas complexas para economizar a matéria-prima. Inicialmente utilizado para cortar tecido, nosso software é adotado em 1983 pelos Chantiers de l’Atlantique de Saint-Nazaire (França) que lançam a Alma no corte de chapas.

A Alma se desenvolve rapidamente no setor dos softwares de pilotagem de máquinas de corte e de chaparia e em 1996, expande sua atividade à programação off-line de robôs para a soldadura por arco e o corte 3D.

Atualmente, a Alma é um editor de softwares CAD/CAM de primeiro plano para a chaparia, o corte e a robótica. De Xangai a Porto Alegre e de Santiago a Christchurch, nossos softwares são amplamente difundidos no mundo e reconhecidos pela qualidade de sua otimização e suas funcionalidades inovadoras.

O aproveitamento automático da Alma permitiu aumentar em 23% o rendimento do material. Daher-Socata (França)

Uma fonte de ganhos em matéria-prima e dinheiro com o aproveitamento

Se não se prestar atenção no aproveitamento das peças a cortar, o consumo de matéria-prima pode dobrar. Isto  aumenta os custos, produz resíduos e consome energia. Isto é verdade para todos os tipos de materiais, mas em particular para as indústrias em que a matéria-prima representa uma parte importante do custo de fabricação: por exemplo a metade do custo de uma roupa. A qualidade do aproveitamento é então um tema importante para a produtividade. Trabalhamos nisto há cerca de 40 anos, com nossos softwares de otimização do posicionamento automático.

Pode-se dedicar-se a otimizar “manualmente” o posicionamento das peças no material ,mas percebemos então que é algo muito complicado, o número de possíveis combinações de peças aumenta rapidamente! Não se podendo garantir encontrar o melhor resultado, é preciso achar um que seja bom, e isto em um tempo razoável.  É o que fazem nossos algoritmos, que se classificam entre os melhores do mundo.

Criamos numerosos métodos para lhes permitir procurar de maneira inteligente uma boa solução. Aperfeiçoamos continuamente estes métodos, adicionando ao mesmo tempo novas possibilidades de adaptação às exigências dos diferentes materiais e tecnologias de corte encontrados. Nossos algoritmos são utilizados no mundo inteiro, tanto por grandes industriais como por pequenas empresas para cortar metal, madeira, papel, pedra, ou até massa de torta!

A racionalização dos formatos de chapa combinada ao desempenho do software de aproveitamento permitiu diminuir a taxa de perdas de cerca de 10 pontos. Trane (França)

Uma tecnologia de aproveitamento 100% exclusiva

Como um fabricante de automóveis que concebe e produz seus próprios motores ao mesmo tempo que os carros que os utilizam, a Alma é o único ator do mercado que desenvolve e comercializa tanto algoritmos de aproveitamento (para outros editores de softwares de FAO ou ERP) como softwares de CAD/CAM de corte que os integram (para utilizadores finais industriais). Como desenvolvemos internamente a totalidade de nossos componentes de software, garantimos um controle total de nossos produtos. Além disso, estas duas atividades se enriquecem mutuamente de um valioso conhecimento técnico, para uma perfeita adequação às necessidades de nossos clientes.

almaCAM Cut, software de aproveitamento e de programação para os utilizadores finais

Concebido a partir de nossos 40 anos de experiênciano desenvolvimento de softwares de aproveitamento e de CAD/CAM para o corte, o almaCAM Cut pilota todas as máquinas de corte ao longo de contornos (laser, plasma, oxicorte, jato de água, usinagem de bordas de chapas e painéis de madeira), as puncionadoras e as máquinas combinadas. O almaCAM Cut leva em conta ao máximo cada tecnologia em todas as etapas da programação, da preparação das peças à geração do código CNC, passando pelo aproveitamento e pelas trajetórias das ferramentas.

No centro do almaCAM, um potente módulo de aproveitamento de peças de formas complexas, adaptado a todas as exigências tecnológicas: corte multi-cabeçotes/multi-tochas, corte comum entre peças, corte com chanfros, aproveitamento em chapas já utilizadas, etc. Os algoritmos de aproveitamento exclusivos do almaCAM reduzem de maneira considerável as taxas de perdas.

O almaCAM é distribuído no mundo inteiro através de nossa rede de filiais e revendedores que fornecem a perícia e o suporte de software a nossos clientes.

Graças ao aproveitamento automático da Alma conseguimos reduzir nossa taxa de perdas de 17%. TMSA (Brasil)

Um software de aproveitamento para os construtores de máquinas de corte

Propomos uma parceria sob medida aos fabricantes ou revendedores de máquinas de corte que desejam fornecer a seus clientes um software de aproveitamento eficiente. Muito além do pós-processador, nossos softwares são altamente personalizáveis para tecnologias ou utilizações particulares. Combinada ao desempenho técnico de nossos softwares, esta vantagem confere à solução do fabricante um valor agregado indiscutível.

Propomos diferentes níveis de cooperação, de acordo com o nível de personalização do software e a participação desejada pelo fabricante. E graças à presença internacional da Alma, o fabricante se beneficia do apoio de toda nossa rede, começando pelo suporte técnico local.

Powernest, uma biblioteca de aproveitamento automático para os desenvolvedores de aplicativos

A Powernest é uma poderosa biblioteca de aproveitamento automático, projetada para desenvolver aplicativos CAD-CAM ou ERP que integram funções de otimização de corte.

A Powernest permite o aproveitamento automático de peças 2D de formas complexas e se integra facilmente a um software de aproveitamento interativo. Capaz de aplicar numerosas estratégias de aproveitamento automático, a Powernest garante a melhor eficácia de posicionamento. A biblioteca Powernest está disponível sob a forma de DLL (Powernest Lib) ou de serviço web na Nuvem (Powernest WS).

A biblioteca Powernest também foi concebida para o aproveitamento 3D de blocos paralelepipédicos (corte de espuma, pedra, madeira, etc.), assim como para a otimização do  posicionamento retangular para o corte borda a borda (cisalhamento, corte de painéis de madeira, etc.) ou a otimização do posicionamento linear (barras, tubos, perfis, etc.).

A desenvolve softwares de CAD/CAM ou ERP ligados ao corte e deseja integrar uma biblioteca de aproveitamento automático em sua solução? Teste o desempenho de nossos algoritmos de aproveitamento automático com suas próprias peças e avalie o resultado!

Sem hesitação recomendamos o software de aproveitamento da Alma, mas não a nossos concorrentes! A Powernest é uma solução de otimização do posicionamento extremamente confiável e estável. BCSI Systems (Holanda)

Nest&Cut, um novo aplicativo web de aproveitamento automático

O aplicativo online  Nest&Cut permite a qualquer empresa dedicada ao corte de materiais em chapas, em qualquer parte do mundo, aceder aos melhores algoritmos de aproveitamento automático de peças de formas 2D complexas. Graças ao Nest&Cut, poderá reduzir seus custos de matéria-prima sem investir em uma solução onerosa, quaisquer que sejam os materiais planos a cortar: chapa, madeira, tecido, compósito, pedra, espuma, etc.

É muito simples: em alguns cliques o usuário envia as geometrias no formato DXF, prepara seus dados (quantidades de peças, formatos de material) e depois lança o aproveitamento automático na nuvem. Alguns segundos depois, o Nest&Cut restitui os planos de corte otimizados no formato DXF com a ordem de corte das peças, prontas para o software de corte ou o comando numérico da máquina.

Graças à nossa perícia inigualada em aproveitamento e em otimização de corte, nossa ambição é fazer do Nest&Cut a referência em matéria de aproveitamento em linha.