Muito presente nas indústrias que utilizam chapas semi-espessas, em particular a construção naval, a Alma adquiriu uma vasta experiência do corte plasma. Esta tecnologia serviu de base a várias inovações dos métodos de programação inventados pela Alma: corte contínuo sem saída de corte, programação de chanfros, etc. Além do corte plano, os softwares Alma para corte 3D ou corte com chanfros integram igualmente os processos de corte plasma.
O corte plasma é um processo de corte por fusão localizada através de um arco elétrico. A energia é concentrada sob a forma de um jato de gás ionizado – o plasma – propulsado a altíssima velocidade em um ponto preciso da superfície metálica da peça. A energia térmica do arco (até 20.000°C) e cinética do jato fazem fundir o metal no ponto de impacto e expulsam o metal fundido para fora do corte.
Principalmente utilizado para chapas de espessura média (10 a 30 mm), este processo pode cortar todos os materiais eletro-condutores de uma espessura de 0,5 mm a 160 mm e com uma precisão de cerca de 0,2 mm e permite a realização de chanfros. Amplamente utilizado na indústria naval, as principais vantagens do processo são: deformação minimizada, grande velocidade de corte para chapas finas ou médias, possibilidade de utilização de várias tochas, poucas rebarbas nos materiais cortados, etc.
O desempenho do Almacam Cut no corte plasma deve-se principalmente à perfeita integração das exigências tecnológicas, ao domínio das máquinas ou dos processos específicos (encontrados particularmente na indústria naval), assim como à sua capacidade de funcionar de maneira completamente automática.