Com o corte plasma, o oxicorte é uma das primeiras tecnologias de corte tratada pelos softwares da Alma no início dos anos 1980. A Alma tem assim uma forte presença nas indústrias que utilizam chapas espessas e nos seus fornecedores. A Alma inovou desde cedo para otimizar os métodos de programação próprios ao oxicorte:
programação multi-cabeçotes, com aproveitamento inteligente, programação de chanfros, redução das perfurações na chapa, respeito das exigências térmicas durante o corte, etc…
O oxicorte é um processo de corte por oxidação do metal que se baseia na propulsão de um jato de oxigênio puro combinado com uma chama de aquecimento (oxi-gás), que pode utilizar gases como o acetileno ou o tetreno. O jato de oxigênio é propulsado sobre uma zona da peça previamente aquecida a uma temperatura de fusão próxima de 1.300° C. O corte resulta da oxidação rápida sob o jato de oxigênio e não da força do jato. A combustão se produz na sangria de corte e sobre toda a espessura a cortar. Os óxidos formados são mecanicamente eliminados pelo jato de corte. A qualidade do corte depende do grau de pureza do oxigênio.
O oxicorte convém ao corte de chapas espessas e muito espessas (> 20 mm) de aços não ligados ou de baixa liga. Principais vantagens deste processo: baixo custo do equipamento e de funcionamento, possibilidade de cortar peças muito espessas, aumento da produtividade em configuração multi-cabeçotes, etc…
O oxicorte é utilizado principalmente nos setores da construção naval, da caldeiraria e da carpintaria metálica.
O desempenho do Almacam Cut em oxicorte é devido em particular à sua perfeita adaptação às exigências térmicas e às especificidades das máquinas, assim como a uma associação eficaz entre o automatismo e a possibilidade de intervenção do usuário em situações específicas.
Métodos de colocação em função de grupos de prioridade, que facilitam a triagem das peças durante sua evacuação.