A indústria da construção naval, marcada pela sua complexidade e pelo âmbito dos seus projetos, deve tirar partido da interoperabilidade ERP-CAD-CAM para aumentar a eficácia do processo de produção, desde o design até a produção. Este artigo explora as vantagens e os desafios específicos da integração dos sistemas CAD e CAM, bem como de outros sistemas de gestão da produção, com o exemplo do software Almcam.
Os projetos de construção naval requerem uma comunicação perfeita entre as fases de design e produção. O software CAD permite a criação de modelos 3D detalhados de navios, enquanto o software CAM traduz esses projetos em peças maquináveis. Quando estes sistemas não estão suficientemente interligados, podem surgir ineficiências e erros. A interoperabilidade CAD-CAM garante que os dados do projeto fluam em sentido à produção otimizando todo o processo.
Os sistemas CAD e CAM integrados aumentam a precisão do projeto, permitindo atualizações e modificações em tempo real. Isto é crucial na construção naval, onde pequenos erros podem ter implicações significativas. Este é um bom exemplo com o Almacam: quando um desenho é alterado (no lado CAD), as peças de encaixe (no lado CAM) que são afetados são destacadas nativamente, permitindo ao utilizar verificá-las e gerar novamente o arquivo NC.
Como pode compreender, a interoperabilidade entre os sistemas CAD e CAM elimina a necessidade de transferência manual de dados entre as fases de design e produção. Isto acelera os prazos de produção e minimiza os erros humanos, contribuindo para a racionalização do processo de produção. As ferramentas automatizadas destes sistemas tornam os processos serem mais produtivos, prevenindo ainda mais os problemas.
O Almacam é um software CAM versátil, particularmente adaptado à construção naval, que se integra perfeitamente com vários sistemas CAD, melhorando o processo de produção naval. O software suporta vários formatos CAD (DWG, DXF…) e permite a importação direta de aplicações CAD-PLM populares para construção naval como Cadmatic, Intergraph SmartMarine, Dassault Systems Catia 3DX, Siemens NX, Aveve Marine… Esta interoperabilidade é conseguida através de um processo automatizado e de formatos de arquivos normalizados, assegurando que os dados de design do software CAD são importados com precisão e eficácia para peças maquináveis.
O Almacam foi o pioneiro do software CAM adaptado aos estaleiros navais, tornando-se líder a mais de 40 anos, desenvolvendo continuamente a solução para enfrentar os desafios atuais. Fornecendo as funcionalidades essenciais para o CAD-CAM, o Almacam funciona da mesma forma que um estaleiro, evoluindo bloco a bloco, nomeando convenções de arquivos NC, criando documentos de oficina.
O profundo conhecimento da Alma sobre as especificações de construção naval permite que o Almacam atenda aos nossos requisitos e à nossa metodologia, trabalhando por blocos ou integrando-se ao nosso sistema de gerenciamento de produção, além do poder de aproveitamento e otimização do caminho da ferramenta.Frank Rauchenecker - MV Werften
O Almacam é capaz de limpar as peças durante a importação, garantindo a integridade e a exatidão dos dados. Após a leitura da geometria, o Almacam executa a preparação das peças para as máquinas disponíveis, marcando automaticamente a referência da peça, reposicionando os textos mal posicionados, calculando as trajetórias para o biselamento.
Além disso, o Almacam oferece funcionalidades de qualidade superior, como o nesting automático, que otimiza a utilização do material, organizando eficazmente as peças numa folha para minimizar os desperdícios. O Almacam fornece também ferramentas de simulação avançadas que permitem verificar os processos de produção antes da produção real, reduzindo a probabilidade de erros e garantindo a precisão.
A integração das ferramentas CAD, ERP, MÊS e CAM permite a sincronização em tempo real dos dados de design e produção, reduzindo os erros e melhorando a eficiência operacional. Esta sinergia otimiza a gestão de recursos e os processos de colocação, garantindo uma melhor utilização dos materiais e um acompanhamento preciso do projeto.
A reatividade e a forte qualidade do suporte da Alma nos permitiram integrar sua solução ao nosso sistema e processos de produção, implantá-la e usá-la mais rápido do que o esperado. Graças ao Almacam, conseguimos reduzir em 3 vezes o tempo de programação do nesting. Ao mesmo tempo, mantivemos uma forte confiabilidade nos resultados do aproveitamento, atingindo médias de quase 93% de eficiência graças ao poder do aproveitamento automático da Alma. Wang Ru Chuan - Estaleiro Guangzhou-Huangpu Wenchong
O Almacam integra-se perfeitamente aos sistemas de gestão da produção, assegurando uma gestão eficaz dos estoques. O Almacam pode utilizar as sobras, otimizando a utilização dos materiais, reduzindo os desperdícios e os custos. A função de pré-encaixe do Almacam calcula as necessidades de material antes da produção, fornecendo estimativas precisas da utilização de material e garantindo que os recursos necessários estejam disponíveis quando necessário.
O Almacam melhora a gestão das encomendas importando as peças a produzir, bem como as quantidades, as datas de vencimento e as informações de montagem. Esta integração garante que todos os detalhes de produção relevantes sejam capturados. O software agrupa as encomendas e programa a produção, simplificando o fluxo de trabalho. Quando a colocação está pronta, o Almacam envia instruções à oficina, incluindo arquivos NC, esboços de colocação e atualizações ao sistema ERP sobre as peças colocadas, as chapas utilizadas e residuos. Este fluxo de dados abrangente garante que a produção está alinhada com os requisitos da encomenda.
Paralelamente à configuração de nosso novo ERP, queríamos racionalizar nossos processos de nesting e harmonizar nossas ferramentas CAM. O uso do Alma como um único CAM de corte nos permitiu atingir esse objetivo. Essa solução tem várias vantagens: simplificação da troca de dados entre o ERP e o Alma, maior versatilidade dos operadores, possibilidade de transferir ordens de fabricação de uma oficina para outra, suporte e manutenção facilitados. Yann Crépeau - Estaleiros Chantiers de l'Atlantique
A integração do Almacam com os sistemas MES facilita a exportação dos nestings para corte, indicando a máquina a utilizar, a data e a chapa específica. O MES planifica então os operadores das máquinas, assegurando um calendário de produção organizado. Uma vez terminado o corte, o MES atualiza o estado, encerrando o processo de colocação no Almacam. Esta integração perfeita entre o Almacam e o MES garante operações de produção eficazes e precisas.
Ao integrar o Almacam com o ERP, o MES e qualquer sistema de gestão da produção, os construtores navais podem obter uma gestão superior de estoques e de encomendas, aumentando a produtividade e a eficácia operacional.
Em suma, não se esqueça de que a interoperabilidade CAD-CAM está a transformar a indústria da construção naval, aumentando a precisão e a eficiência. A integração destes sistemas acelera a produção, reduz o risco de erro e garante a consistência das peças maquináveis. Ao tirar partido de ferramentas avançadas como o Almacam e ao criar um ambiente de produção coeso, os construtores navais podem fornecer navios de alta qualidade dentro do prazo e do orçamento, fazendo avançar a indústria.