A Alma acompanha continuamente o desenvolvimento da tecnologia de corte de tubos e as inovações ligadas a este processo. É agora possível pilotar de maneira automática máquinas cada vez mais complexas para cortar tubos de seções padrão ou especiais, assim como todos os tipos de vigas. O software Almacam Tube responde às especificidades do corte laser, do corte plasma e do oxicorte.
Os avanços tecnológicos destes últimos anos permitem agora a realização de máquinas e robôs de corte de tubos altamente automatizados e flexíveis, com uma mecânica cada vez mais sofisticada: cinemática complexa com multi-mandris, unidades de carga/descarga, sistemas de acoplamento e aperto, unidades de apalpação, etc. Também encontramos máquinas complexas que associam à tecnologia lser operações mecânicas como a perfuração clássica ou por fricção, o rosqueamento, a fresagem ou o escareamento plano.
Diferentes tecnologias como o laser, o plasma ou o oxicorte são utilizadas para cortar tubos e vigas de geometrias, espessuras e dimensões variadas. O corte laser combina rapidez, precisão (+/-0,2 mm) e qualidade de corte sem rebarbas até uma espessura de cerca de 20 mm, enquanto o plasma e o oxicorte permitem cortar a menor custo tubos de grandes espessuras.
Os domínios de aplicação do corte de tubos e vigas são extremamente variados: mobiliário metálico, indústria automóvel, material agrícola, equipamentos diversos… e evidentemente, construção metálica.
Um software CAD/CAM especializado para tubos e vigas facilita a montante a concepção e a preparação das peças e das montagens, tanto para a realização de protótipos como para a produção em série.
Tendo em conta os investimentos que representa uma instalação de corte de tubos ou vigas, não é razoável penalizar a sua produtividade com um software de programação não específico ou pouco automatizado. Optar pelo software de CAD/CAM Almacam Tube, que pode se prevalecer de numerosas instalações e é capaz de gerenciar várias tecnologias de corte, é escolher uma solução automatizada, eficaz e evolutiva.