A programação offline (POL) dos robôs de solda é uma alternativa vantajosa em relação à programação por aprendizagem. Mas a implantação deste método de programação não se improvisa! Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares de POL, a Alma propõe uma solução técnica de alto valor agregado e uma metodologia de implementação comprovada, essenciais para o sucesso de seu projeto.
Os robôs são cada vez mais utilizados para efetuar as operações de solda, em particular para remediar a falta de soldadores profissionais. Estes robôs 6 eixos podem ser acompanhados de posicionadores ou mesas rotativas sobre os quais as peças a soldar são montadas. Uma célula pode integrar várias estações de trabalho, vários robôs podem trabalhar juntos.
Os domínios de aplicação da solda robotizada são numerosos: construção naval, indústria automóvel, equipamentos agrícolas, mobiliário e carpintaria metálica, equipamentos de construção civil, caldeiraria, etc….
Apesar dos investimentos consideráveis, as vantagens da solda robotizada são múltiplas:
A POL dos robôs de solda é uma alternativa vantajosa em relação à programação por aprendizagem. Integrar a POL é portanto cada vez mais frequente nas indústrias, inclusive nas pequenas e médias empresas, que podem facilmente medir as vantagens desta solução:
A flexibilidade oferecida pela POL é extremamente interessante, principalmente quando os produtos fabricados são variados, moduláveis ou sujeitos a frequentes adaptações, e quando as séries a produzir são pequenas.
Implantar com sucesso a POL requer no entanto certas condições prévias, pois esta metodologia tem repercussões no conjunto do processo de concepção e fabricação. Assim, é preferível a integrar desde o início do projeto de robotização e a implementar ao mesmo tempo que a célula robotizada. É importante prever o tempo e os meios humanos suficientes para integrar o processo robotizado e a POL. Uma formação aprofundada dos futuros usuários do software sobre o sistema robótico deve igualmente ser prevista. O fator “motivação” não deve ser esquecido, já que estes usuários deverão muitas vezes aprender a usar uma ferramenta completamente nova.
Enfim, a calibração mecânica da célula robótica e a calibração do software (atualização da célula virtual em relação à célula real) são duas etapas decisivas para a produtividade da POL.
Embora os tempos comparados da POL e da programação por aprendizagem variem conforme o tipo e a complexidade das peças a soldar, é possível estimar que a POL da Alma, Almacam Weld, é 2 a 10 vezes mais rápida que a programação por aprendizagem, sem contar o tempo ganho por não imobilizar o robô.
Além das vantagens da POL acima mencionadas, a solução da Alma oferece igualmente muitas outras. Ela permite:
Além disso, com a Alma a calibração, a colocação em serviço, a formação e o suporte são realizados por uma equipe muito experiente e dedicada a seus clientes.
Témoignage
“Estou convencido de que a solda robotizada tem futuro. É agora que devemos agir, porque se não passarmos à robótica agora, teremos desaparecido daqui a 5 anos… Quanto mais complexas forem as peças, mais o recurso à POL é necessário. E para obter flexibilidade na soldagem robotizada, é indispensável. Com o software da Alma, a programação é fácil e rápida, ela representa aproximadamente uma hora por programa, enquanto no robô levaria um dia, sem contar o tempo de imobilização do robô.”
Nicolas Froment, gerente da MétalFormage