Na Alma, a paixão da técnica é o motor de nossas atividades e uma maneira de se superar!
Publicado em 12/10/2022
Desenvolver um pós-processador para a mais recente máquina de corte, calibrar um software de programação off-line com um robô de soldagem em uma oficina de soldagem mecânica, formar parceiros à parametrização do software Almacam Tube… Atrás destas tarefas, que são o quotidiano da maioria dos colegas das equipes Alma, há uma soma considerável de trabalho, aprendizagem e competência acumulados, na qual está concentrado todo o valor de nossos produtos e de nossas prestações.
Uma cultura altamente técnica, orientada para o cliente
A paixão pela técnica foi desde sempre a marca de fábrica da Alma. Mesmo se a maioria dos colegas compartilha esta paixão e escolheu integrar nossa equipe para a viver, esta só tem sentido quando colocada ao serviço de nossas atividades para oferecer soluções: atender as problemáticas específicas dos clientes, melhorar as performances e a usabilidade de nossos produtos, conduzir eficazmente projetos… É o que resume Pierre, engenheiro especializado em algoritmos:
O que é cativante no desenvolvimento de nossos softwares de otimização, é a relação entre os problemas abstratos, informáticos ou matemáticos, e os aspectos concretos da indústria. Podemos nos permitir todas as elucubrações intelectuais possíveis, mas no final isto deve funcionar em uma oficina, com as exigências próprias a uma oficina, e permitir a produção.
Dois tipos de especialização se alimentam mutuamente na Alma: a especialização informática, evidentemente, com todas as suas declinações (desenvolvimento, programação, algoritmos, parametrização, conhecimento das ferramentas e dos ecossistemas, visão do mercado, etc.), e a perícia funcional adquirida através do conhecimento profundo das atividades e das práticas de nossos clientes. Esta última pode ser extremamente setorial (tecnologias e processos de produção encontrados em chaparia ou soldagem mecânica, conhecimento aprofundado do setor da construção naval, por exemplo) mas igualmente se materializar de modo mais transversal: digitalização dos processos no quadro da Indústria 4.0, compreensão das exigências relativas a uma organização e suas interações com o exterior (por exemplo entre os prestadores de serviços e os decisores), metodologia comprovada na análise e transformação do sistema de informação, etc.
Uma maneira de se ultrapassar individual e coletivamente
A paixão pela técnica, associada ao amor do trabalho bem feito, é determinante para a qualidade de nossos produtos e prestações. Mas também é uma formidável fonte de desafios e de emulação no âmbito das equipes.
Desta forma, a cultura técnica da Alma atrai numerosos talentos. Em nossa empresa coabitam engenheiros e técnicos de todas as idades e de grande valor, com competências diversas, peritos em seus domínios respectivos, que se ultrapassam para encontrar soluções.
A Alma oferece um terreno favorável à criatividade e à melhoria contínua através do intercâmbio de idéias, da partilha de competências, da transmissão e capitalização dos conhecimentos É esta capacidade de aprender com os outros, construir soluções juntos, fazer progredir a equipe, o projeto ou o produto, que constitui a base de nossa autêntica cultura técnica, que é reconhecida tanto no interior como ao exterior da empresa.
Estreitamente relacionado com os valores humanos da Alma, centrados no desenvolvimento pessoal, na inteligência coletiva e na solidariedade, este estado de espírito está na base da razão de ser da Alma e de seu projeto cooperativo. Teremos a oportunidade de falar disso de novo num próximo artigo!