Como implementar com sucesso a programação offline de seus robôs de solda?

Publicado em 27/10/2021

Programar robôs com um software de programação offline (POL) pode ser até 10 vezes mais rápido que por aprendizagem, e isto sem contar o tempo ganho por não imobilizar o robô.  Graças à flexibilidade que oferece à fabricação, a POL permite robotizar as pequenas séries. No entanto, a implementação deste método de programação não se improvisa. De fato, esta abordagem tem repercussões sobre o conjunto dos processos de concepção e fabricação. Entãoquais são as condições para integrar a POL com sucesso? Eis as chaves do sucesso de um projeto de POL.

robot de soudage à l'arc

1- Ter em conta a POL desde o início do projeto de robotização

A modelização digital permite realizar um estudo de viabilidade e de avaliação do tempo de ciclo confiável.

Um trabalho conjunto do integrador de robô e da POL permite uma configuração ideal da célula robotizada desde a colocação em funcionamento.

As ferramentas deverão ser de boa qualidade para garantir a repetibilidade do posicionamento da peça.

2- Garantir calibrações mecânicas e de software precisas

A calibração mecânica da célula robótica deverá ser validada pelo integrador do robô para garantir uma excelente exatidão cartesiana.

A calibração do software permitirá criar um gêmeo digital da célula para garantir a posição de todos os eixos externos e assim garantir uma programação em POL sem retoques.

3- Será possível personalizar a solução de software em função de suas necessidades

Um gêmeo digital fiel da célula robotizada permite evitar todas as colisões graças às funções de simulação.

Os parâmetros de soldagem disponíveis poderam ser modificados em função da fonte de soldagem e da marca do robô.

O pós-processador deve ser personalizado para levar em conta as especificidades de cada célula robotizada.

4- Será possível contar com um suporte técnico competente e reativo

Durante a fase de projeto preliminar, um bom acompanhamento técnico e comercial permitirárealizar um estudo de viabilidade completo e escolher os bons equipamentos.

No momento da colocação em funcionamento, o instalador da solução de POL deverá ter uma especialização em soldagem e em robótica. Deverá, também, estar apto a personalizar seu software.

Enfim, uma vez instalado o software, uma hotline eficaz e reativa permitirá aumentar rapidamente sua capacidade de criação de programas robotizados.

5- Formar e motivar os programadores

Programar um robô com ferramentas modernas e eficazes será interessante e responsável. Mas é importante que os programadores POL sejam devidamente acompanhados ao se apropriarem de uma nova ferramenta de CAD-CAM associando conhecimentos de soldagem e robótica, cuja eficácia dependerá de seu investimento pessoal.

Uma formação personalizada dos futuros programadores da instalação robotizada deverá ser prevista com um acompanhamento para a programação das primeiras peças.

A Alma: a pioneira e especialista da POL de robôs de solda

A pedido de um industrial de Grenoble, a Alma participou desde 1994 no desenvolvimento de uma solução de POL de robôs de solda em parceria com o Instituto da Soldagem. Com base em sua especialização em robótica e em seu domínio dos algoritmos de cálculo,de trajetórias de robô evitando obstáculos, a Alma desenvolveu uma solução técnica completa e eficiente, que integra todas as funcionalidades da área da soldagem. Atualmente, o software de POL Almacam Weld é utilizado por numerosos industriais em mais de 10 países, e a Alma estabeleceu parcerias com diversos construtores ou integradores de robôs. As equipes da Alma acompanham, com todo o cuidado, seus clientes em todas as etapas do projeto de implementação da POL, desde a definição das necessidades até a transferência de competências e o suporte técnico aos utilizadores.