Orçamento em chaparia: nossa abordagem para as industrias

Orçamento em chaparia: nossa abordagem para as industrias

Publicado em 17/09/2021

Para os terceirizadores , estimar os custos de fabricação em chaparia ou soldagem mecânica e estabelecer orçamentos precisos é algo que necessita de soluções adaptadas. No entanto, estas operações são um excelente complemento da CAD-CAM, dado que exploram a mesma “matéria-prima”: as peças ou montagens. Empresa histórica de softwares de CAD/CAM para chaparia, a Alma estendeu naturalmente sua oferta desenvolvendo um módulo de orçamento com base na  sua especialização na área da chaparia e completamente integrado com a CAD/CAM. Graças a uma estratégia de desenvolvimento baseada ao mesmo tempo em softwares aplicativos e componentes de software fortes de nossa especialização em ferramentas web estamos em medida de atender diferentes tipos de necessidades relativas ao orçamento para os industriais da chaparia.

sheet-metal-parts

almaQuote: um software para calcular orçamentos de chaparia com rapidez e precisão

O almaQuote responde à necessidade de criar rapidamente orçamentosdos mais simples aos mais elaborados. O software permite avaliar, com precisão, qualquer peça de chaparia, tubo ou perfil, estimando o custo do corte com base nos parâmetros tecnológicos próprios às diferentes máquinas da oficina (velocidade, aceleração, etc…). O custo da matéria-prima pode ser estimado a partir da superfície ou do volume das peças mas igualmente, com ainda mais precisão, utilizando nossos algoritmos de aproveitamento automático em “caixa preta”.

Outras operações além do corte ou puncionamento (dobradura, perfuração, pintura, polimento, etc…) também são, evidentemente, consideradas. Além disso, a lista e os detalhes das operações utilizadas para o orçamento podem servir ao estabelecimento de uma gama de fabricação.

Sabemos assim nos adaptar às particularidades de cada os terceirizadores, modelizando facilmente operações complementares sobre os elementos do orçamento, adaptando as fórmulas de cálculo às necessidades específicas e customizando os relatórios emitidos. Esta prestação pode se efetuar no quadro de uma mini-auditoria e de um acompanhamento específico.

Em geral, os terceirizadores dispõem de tempos de resposta muito curtos, mas todos os orçamentos não exigem obrigatoriamente cálculos muito elaborados, mesmo levando em consideração a geometria exata das peças. É porque é igualmente possível realizar orçamentos simples com o AlmaQuote, a partir de peças definidas apenas por algumas características (por exemplo, suas dimensões exteriores) ou de peças “modelo”. O objetivo permanece o mesmo: encontrar o melhor compromisso entre rapidez e precisão de cálculo.

Por outro lado, o AlmaQuote pode ser utilizado por um fabricante como uma ferramenta de avaliação de custos interna. Neste caso, o software permite estimar os custos de corte das peças e as necessidades de matéria-prima a montante da produção.

Uma ligação estreita entre a ferramenta de orçamento, a CAD-CAM e o ERP

Para ser plenamente produtivo e evitar operações manuais ou novas digitações, o módulo de orçamento deve poder se integrar na cadeia digital em CAD-CAM e no sistema de informação da empresa. Nesta ótica, o módulo assembly2Cam permite realizar orçamentos em alguns cliques a partir de montagens CAD contendo diferentes tipologias de peças, automaticamente reconhecidas e orçadas. O resultado é um ganho de tempo considerável. A sociedade ALDEM, por exemplo, estimou que um orçamento sobre uma montagem de soldagem mecânica composta por 60 a 80 elementos, que levria 5 horas com seu antigo software, pode ser agora  realizado em apenas 15 minutos graças ao módulo assembly2cam e ao almaQuote!

Além disso, o almaQuote estando completamente integrado no pacote de softwares Almacam, uma vez aceito o orçamento as peças estão prontas a serem utilizadas para a produção com o CAM Almacam Cut/Punch. Os aproveitamentos realizados na fase de orçamento podem igualmente ser explorados na fase de produção.

Além disso, o almaQuote não é somente uma ferramenta de cálculo, ele permite também um gerenciamento simples dos orçamentos, dado que todos os documentos utilizados para sua elaboração – plano da peça, oferta de preço de um terceirizador, etc… – podem ser arquivados. Evidentemente, o software pode estar em interface com um ERP, por exemplo, para importar listas de clientes e/ou materiais ou exportar os resultados dos orçamentos.

webQuote: o orçamento no centro de um sistema colaborativo entre a subcontratada e seus clientes

Para obter uma encomenda, é primordial para os terceirizadores reduzir ao máximo seus prazos de resposta. Com este objetivo, fomos ainda mais longe em nossa abordagem, desenvolvendo um verdadeiro ambiente de gerenciamento dos pedidos de orçamento.

Assim, em complemento a nosso módulo “fat client” almaQuote, propomos desde há alguns meses o webQuote. Graças a este serviço 100% web, as subcontratadas podem disponibilizar a seus clientes um portal online extremamente convivial de digitação e gerenciamento dos pedidos de orçamento.

Através de uma interface web muito fácil de utilizar, o cliente final pode facilmente fazer o download das peças ao orçar no formato DXF ou mesmo definir geometrias simples, para em seguida associar a cada peça uma quantidade, um material e eventuais operações complementares.

Os pedidos de orçamento chegam automaticamente ao almaQuote e podem ser processados pela subcontratada como qualquer outro orçamento. Uma vez realizado o orçamento, este é transmitido através do webQuote e o cliente pode proceder à sua aprovação.

A comunicação entre a subcontratada e os clientes decisores é, portanto, grandemente facilitada. O cliente tem acesso a um histórico de todos os pedidos de orçamento que efetuou e das encomendas que passou. Ele dispõe também de uma ferramenta de chat para comunicar com seu fornecedor.

Blocos algorítmicos para criar seu próprio módulo de orçamento

Nossa oferta em matéria de orçamento de chaparia para os industriais não para aí! De fato, a especifidade da Alma consiste em desenvolver, ao mesmo tempo, softwares aplicativos para os utilizadores finais e componentes de softwares. Esta dupla abordagem se aplica igualmente ao orçamento.

Deste modo, nossa biblioteca Powernest (PWS) para o aproveitamento automático está disponível não só sob a forma de DLL, mas também na nuvem como  um serviço web SaaS.  É completada por ferramentas de importação de DXF, de limpeza e de análise topológica das peças a orçar (GeomWS), assim como por bibliotecas de formas paramétricas. Os resultados produzidos pelos algoritmos de aproveitamento e os dados resultantes da análise das peças podem portanto ser integrados em aplicativos da área de negócio de terceiros para calcular os tempos de corte, e portanto os custos de fabricação e de valorização do material.

Desenvolvedores de ERP de chaparia ou softwares de orçamento para a chaparia online já utilizam desta forma nossos componentes de software. Industriais subcontratantes começam igualmente a desenvolver portais web para seus próprios clientes.

Caso você tenha um projeto relativo ao orçamento em chaparia ou soldagem mecânica, teremos certamente uma solução graças a nossos softwares aplicativos e nossos componentes, seja como “fat client” ou na nuvem. Entre em contato conosco!