Otimizamos igualmente o corte de blocos em 3D!

Otimizamos igualmente o corte de blocos em 3D!

Publicado em 08/04/2021

Em muitos setores industriais, peças paralelepipédicas devem ser cortadas a partir de blocos maiores de material. Os materiais podem ser macios (por exemplo a espuma sob todas as suas formas, ou madeira) ou duros (metal, grafite…), mas o princípio é mais ou menos o mesmo: o bloco é cortado de lado a lado utilizando um fio de aquecimento, uma lâmina vibrante ou uma serra de fita para constituir blocos secundários, e assim por diante, até obter a peça elementar. Quando os agrupamentos de peças a produzir são importantes, estas aplicações tornam-se necessárias, senão indispensáveis, o recurso a um software de otimização de corte. Foco sobre os algoritmos de aproveitamento 3D, suas utilizações e os ganhos que proporcionam em termos de consumo de material e de  tempo.

Máquinas de corte extremamente especializadas

As máquinas, nem sempre controladas digitalmente, podem efetuar cortes verticais ou horizontais. A maioria das vezes são especializadas para certos tipos de materiais. Certas máquinas para o corte de espuma de poliuretano, por exemplo, permitem cortar em fatias de espessura variáveis os blocos posicionados em um carrossel, utilizando uma lâmina horizontal reajustável em altura. Para cortar metais duros, materiais compósitos ou grafite, é geralmente utilizada uma serra de fita. Quanto ao mármore ou granito, é cortado em máquinas de grandes dimensões utilizando uma serra de diamante rotativa. No setor do corte de espuma, notadamente, que representa um importante mercado, vários construtores oferecem soluções de alta qualidade e máquinas de comando numérico muito sofisticadas.

Softwares de otimização de corte 3D para minimizar o desperdício

Se as dimensões das peças (ou seja l. x p. x a.) variarem e as próprias peças forem diversas, conceber planos de corte em 3D pode rapidamente se tornar um quebra-cabeças para o espírito humano. É todo o interesse de um software de otimização que, como em 2D com retângulos, ou mais ainda, peças de formas variadas, permitirá otimizar o “preenchimento” dos blocos de matérias-primas a partir das encomendas de peças a produzir. A vantagem é dupla: o cálculo é extremamente rápido e o rendimento do material é otimizado. Quando a matéria-prima é cara, como certas espumas especiais ou o grafite por exemplo, esta otimização pode permitir economias consideráveis!

Além do aspecto financeiro, a conscientização crescente sobre os desafios ecológicos leva as empresas a medir e minimizar seu consumo de energia e sua produção de detritos. Para isso, os softwares de otimização são ferramentas preciosas.

O material e a energia utilizados para o corte são os dois principais elementos otimizados. Mas nossos algoritmos vão ainda mais longe. Todos os campos de aplicação necessitam o respeito de certas exigências específicas. Por exemplo, com uma matéria “macia” como a espuma, é difícil manter verticalmente um bloco estreito para o cortar. É preciso então realizar uma otimização tendo em conta as restrições para que o aproveitamento seja plenamente explorável em produção. O que permite igualmente evitar, em certos casos de utilização, numerosos reposicionamentos da máquina, que consomem tempo na oficina.

Algoritmos de aproveitamento para todas as necessidades

Especialista dos softwares de otimização de corte e especializada em aproveitamento automático desde há 40 anos, a Alma se interessou obviamente por todos os processos de corte: 1D (corte linear de barras ou tubos), 2D (corte retangular borda a borda ou corte de formas quaisquer) e 3D (corte de peças paralelepipédicas). Nossa especificidade é que, desenvolvendo nossos próprios algoritmos de aproveitamento automático, dominamos ao mesmo tempo o motor de aproveitamento e o software aplicativo construído em torno deste.

Vamos ainda mais longe, pois comercializamos este motor de aproveitamento sob a forma de componente de software (Powernest Cube) para empresas de softwares ou construtores de máquinas que editam seu próprio software de otimização, por exemplo, para o setor do corte de espuma. Nosso software almaCube é utilizado no mundo inteiro por industriais que cortam peças de 3D paralelepipédicas em diversos materiais: poliuretano, isopor, mármore, granito, madeira, grafite, aço, etc.

Um software universal para o corte 3D de blocos

O almaCube permite realizar rapidamente montagens muito compactas graças a um verdadeiro aproveitamento 3D e não um simples empilhamento de camadas. O software otimiza o material não apenas no interior de um bloco, mas também de maneira global (escolha dos melhores blocos a utilizar). Ele gerencia as tolerâncias a fim de suprimir os cortes inúteis para os materiais que envolvem um tempo de corte considerável e um grande consumo de energia. O tempo de cálculo da otimização é parametrizável pelo utilizador. O almaCube é capaz de reutilizar as sobras e gerenciar quantidades opcionais de pedaços. Além disso, o software pode ser acoplado a um sistema CAPM ou ERP para a importação de arquivos (formatos e quantidades) com possibilidades de personalização. Muito fácil de usar, o almaCube produz planos de corte borda a borda adaptados às funcionalidades das máquinas e às diferentes tecnologias de corte (fio, lâmina, serra, etc.). Os resultados do aproveitamento podem ser exportados automaticamente no formato .csv e a ficha da oficina que descreve o programa de corte pode ser personalizada segundo as necessidades do cliente.

Graças a uma demonstração online e à disponibilização de uma versão de teste após uma rápida formação, qualquer industrial, onde quer que esteja no mundo, pode testar o software almaCube e sua adequação a suas necessidades, beneficiando ao mesmo tempo da competência e do acompanhamento da Alma. Você está interessado(a)? Não hesite em nos contatar para atendermos  ás suas necessidades!